Único na região, projeto é abrigado no Núcleo Cultural, entidade que oferece cursos gratuitos em parceria com indústrias locais / Cursos de Moda começam já em abril, com 60 vagas.
O secretário municipal Fábio Nunes, da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema (SEDET), visitou na última quarta (03) o Ponto da Moda, que está com inscrições abertas para cursos gratuitos de moda e design a partir de abril. Serão 60 vagas, para homens e mulheres a partir dos 16 anos.
O Ponto funciona na sede do Núcleo Cultural de Diadema, entidade que oferece cursos de judô, breaking e teatro, em parcerias com indústrias locais, e que contou com o apoio da SEDET.
“Esse tipo de investimento social é algo que estimulamos em Diadema, principalmente em setores relacionados à Economia Criativa, como é o caso do Ponto da Moda,” afirmou o secretário. “Tudo o que orbita o universo da moda, seja o design, a arte, arte gráfica, música ou dança, são linguagens muito criativas e eu vejo este espaço como um centro de desenvolvimento ideal para todas essas linguagens.”
Para o estilista Chesller Moreira, professor responsável pelos cursos de moda, é essencial para a cidade que a prefeitura apoie ongs como o Ponto da Moda, pois isso acaba atraindo mais oportunidades de qualificação para população, e isso gera crescimento. “Diadema tem tudo para se tornar um polo de moda sustentável e tenho certeza que temos muito para colaborar,” afirmou.
Segundo Chesller, ex-alunos do curso já manifestaram interesse em se reunir em uma cooperativa de moda, um assunto que já foi levado à Casa da Economia Solidária, também ligada à SEDET. “É uma forma de retribuir o apoio da prefeitura,” justificou o professor, que também fez questão de convidar jovens ligados à Economia Solidária a se inscreverem nos cursos. “O espaço está aqui para ser ocupado por quem busca produzir e se qualificar.”
O curso
Para quem é do município de Diadema, na grande São Paulo, se interessa pela área e quer se capacitar, o Ponto da Moda está com inscrições abertas até 11 de abril. Podem se inscrever jovens de ambos os gêneros, acima de 16 anos, cursando ou com ensino médio concluído em escola pública, preenchendo e enviando o formulário no link: https://forms.gle/hBt3Ztyfdrnh2wkh8
A proposta do projeto é qualificar profissionais na arte da criação de figurinos e adereços, aulas de corte e costura, auxiliando o mercado da moda, por meio da formação de mão de obra qualificada. A divulgação dos selecionados acontece no dia 12 de abril e as aulas têm início no dia 15 de abril. No programa, disciplinas como modelagem, corte, costura, sustentabilidade e empreendedorismo, entre outras.
Os alunos serão divididos em três turmas de 20 alunos:
Turma 1 | ter/sex | 08h – 12h (avançado)
Turma 2 | seg/qua | 08h – 12h (básico)
Turma 3 | seg/qua | 14h – 18h (básico)
O objetivo é que estas pessoas possam atuar no mercado criando seu próprio negócio ou trabalhando no mercado de produção como prestador de serviços, preenchendo assim uma lacuna importante no mercado cultural brasileiro. A iniciativa já revelou novos talentos, criou novas marcas e possibilitou inserir no mercado de trabalho dezenas de profissionais, com grande foco na sustentabilidade e na redução do impacto socioambiental. No final do processo de formação, será realizada uma mostra com o resultado.