Treinamento teve como objetivo aprimorar a atuação integrada das forças de segurança e emergência; município amplia diretrizes para garantir plano eficaz de contingência
Para garantir respostas rápidas e integradas em situações de risco, a Defesa Civil de São Bernardo realizou, nesta quarta-feira (22), um simulado de acidente com vazamento de produto químico inflamável na Via Anchieta. A ação, que envolveu diferentes forças de segurança, teve como objetivo fortalecer a atuação conjunta em casos de emergência e reforçar o compromisso do município com a proteção da vida e do meio ambiente.
O treinamento simulou o tombamento de uma carreta com carga de etanol, resultando em vazamento da substância e múltiplas vítimas. O exercício permitiu testar o plano de contingência da cidade, envolvendo desde o isolamento da área até o resgate e atendimento às pessoas afetadas.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, Flávio Soares, o primeiro passo em situações desse tipo é conter a propagação do produto químico para evitar que ele atinja córregos, margens da Represa Billings ou estações de tratamento. “Nosso foco é preservar a integridade da população até que o risco seja totalmente eliminado. Em alguns casos, isso pode levar dias”, explicou.
A simulação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Científica, Cetesb e outras agências ambientais. Para a vice-prefeita Jessica Cormick, que acompanhou a ação, a preparação é fundamental para garantir que o município esteja pronto diante de qualquer emergência.

“Precisamos estar sempre prontas para agir com eficiência e cuidado. Essa integração entre as equipes mostra que São Bernardo está fortalecendo suas políticas de proteção e defesa civil, com foco nas pessoas”, afirmou Jessica.
O exercício reforça o compromisso da cidade com a segurança das famílias e o meio ambiente, além de valorizar o protagonismo das mulheres que atuam nas equipes de gestão de crise, saúde e assistência social — profissionais que, com coragem e sensibilidade, fazem a diferença em momentos de emergência.
Foto: Igor Cotrim / PMSBC