Artigo Por Priscila Cardoso
Mas antes, o que realmente é ou como traduzir essa palavra que é uma das mais utilizadas nas poesias e composições musicais para expressar o romantismo?
Definitivamente, embora venha do latim, é uma palavra que não tem tradução em muitas línguas, porém nós brasileiros sabemos bem do que se trata principalmente quando esse sentimento é causado pela ausência de algo, ou alguém. E, quem nunca sentiu saudade que levante a mão. Por isso, dia 30 de janeiro, é uma data para lembrar com carinho das pessoas importantes que fizeram parte da sua história pessoal ou profissional ou mesmo homenagear aquelas que por algum motivo se encontram distantes.
A psicologia explica que a saudade é uma mistura de emoções que pode ser um sentimento bom, no qual remete a uma nostalgia, ou pode ser um sentimento negativo que evoca sensações de melancolia levando inclusive a distúrbios como ansiedade e depressão.
Lidar com as questões do dia a dia e a saudade que muitas vezes é lembrada constantemente não é uma tarefa fácil, por isso, não se culpe e não se cobre com que o não está no seu controle.
Como lidar com a dor da saudade?
Ter gratidão por tudo, pois esse sentimento positivo irá estimular a sensibilidade e ter boas memórias. Sim, vai ter dias que serão melhores e outros nem tanto, mas a superação é individual e isso pode gerar irritabilidade, dificuldade para dormir, mal-estar e estresse, podendo chegar a ter a doença da Síndrome do Coração Partido (que é o excesso de adrenalina e noradrenalina provocado por este susto seja o responsável pelo mau funcionamento do coração).
Fato é que nem se quiséssemos poderíamos viver tudo de novo do jeitinho que foi porque o passado não pode ser recuperado, por isso tente desapegar-se dos objetos e questões que te traga dor, converse sobre a saudade, e a transforme em algo que possa te fazer bem.