Muito se fala sobre o futuro, o futuro é hoje. Até porque não existirá o amanhã se não preservarmos o que temos; e ao que parece o reflexo do amanhã é sobre estarmos vivendo em tempos de futilidade e descarte sem consciência, mas a natureza está aí para mostrar que tudo que vai, volta.
A Mata Atlântica abrange cerca de 15% do território nacional, espalha-se por 17 estados brasileiros, é uma das áreas de maior diversidade de espécies no mundo e forneceu boa parte das riquezas e serviços que permitiram ao Brasil se desenvolver. É o lar de 72% dos brasileiros e concentra 80% do PIB nacional. Dela dependem serviços essenciais como abastecimento de água, regulação do clima, agricultura, pesca, energia elétrica e turismo. Hoje, restam apenas 24% da floresta que existia originalmente, sendo que apenas 12,4% são florestas maduras e bem preservadas. É preciso monitorar e recuperar a floresta, além de fortalecer a legislação que a protege.
Porém, por causa da ocupação desordenada do território, ao longo de séculos, só 8,5% da sua área ainda encontram-se cobertos por trechos significativos de floresta. Das espécies ameaçadas de extinção, no país, 2/3 concentram-se nessa região. Tudo isso sem esquecer que uma dessas espécies é o ser humano. Para ficar em único exemplo, os rios que abastecem São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte dependem inteiramente da preservação de suas nascentes e das florestas que garantem a disponibilidade de água nas cidades. (Fonte: tnc.org | sosma.org)
A mudança começa com você. Pensar no futuro é agir no agora!
Por Priscila Cardoso | @priscilacardosooficial