Reciclar é essencial para uma economia sustentável. Isso porque agrega valor extra aos produtos, economiza energia, cria novos empregos e – claro – reduz a poluição ambiental.
A reciclagem é o terceiro dos chamados “três Rs” da economia circular: reduzir, reutilizar e reciclar, e conserva energia e recursos naturais, segundo a definição da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) é o processo de coleta e processamento de materiais que, de outra forma, seriam descartados como lixo e transformados em novos produtos.
No Dia Mundial da Reciclagem, que acontece em 17 de maio, saiba mais sobre alguns dos materiais mais usados e os benefícios de reutilizá-los.
1. Materiais 100% recicláveis: alumínio
Normalmente usado em latas de bebidas, o alumínio é um dos materiais mais eficazes quando se trata de obter o máximo de seu uso na reciclagem. Entre seus benefícios, ele pode ser reciclado várias vezes sem perder a qualidade, de acordo com o International Aluminium Institute (IAI), o órgão que representa o setor de alumínio primário em todo o mundo.
As latas de alumínio podem ser recicladas 100% e voltar às prateleiras em menos de 60 dias, observa o Movimento Sampa Recicla, uma iniciativa das concessionárias de coleta de lixo doméstico e sanitário de São Paulo (Brasil). De acordo com o instituto, para cada quilo de lata reciclada, são economizados cinco quilos de bauxita – que é o mineral usado para produzir alumínio. Além de contribuir para a redução do consumo de energia e água e para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.
O alumínio é um dos materiais mais reciclados no planeta, informa a IAI. Especificamente, “quase 75% de 1,5 bilhão de toneladas de alumínio já produzidos ainda estão em uso atualmente. E mais de 30 milhões de toneladas de sucata de alumínio são recicladas em todo o mundo a cada ano, garantindo seu status como um dos materiais mais reciclados na Terra”, de acordo com o instituto.
Na América Latina, o Brasil é líder nessa atividade, com a taxa de reciclagem de latas de alumínio chegando a quase 99%, de acordo com a Agência Brasil. Por conta disso, no Brasil a reciclagem de latas permitiu, entre 2019 e 2021, “reduzir o consumo de energia em 70%, o consumo de água em 65% e as emissões de gases de efeito estufa em 70%, dentro desse setor”.
Em 2021, 98,7% das latas vendidas em todo o Brasil foram reutilizadas, o maior volume de todos os tempos. Isso significa que, das mais de 414 mil toneladas de latas vendidas, 409 mil toneladas foram recicladas, um recorde mundial, segundo a agência de notícias do Governo Federal do Brasil.
2. Materiais 100% recicláveis: vidro
O vidro é um material popular no mundo todo e pode ser encontrado em muitos objetos diferentes, tendo diferentes funções. Entre eles estão os recipientes para alimentos e bebidas. Basicamente feito de areia e calcário, o vidro é um dos materiais mais simples e eficientes para reciclar e não perde a qualidade quando reciclado, destaca o Recicla Stampa.
É um produto que pode ser derretido e remodelado um número infinito de vezes, reconhece um documento publicado no site do Ano Internacional da Água (2022) promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Isso é especialmente favorável quando comparado ao plástico, por exemplo. Como aponta um artigo de 2018 publicado na National Geographic norte-americana, esse material normalmente só pode ser reciclado uma ou duas vezes e muitas vezes se torna algo que não pode guardar alimentos ou atender a requisitos rigorosos de resistência, como itens domésticos leves, pois os polímeros se decompõem no processo de reciclagem.
Além desses benefícios, a EPA acrescenta que a fabricação de vidro novo a partir de vidro reciclado é geralmente mais barata do que o uso de matérias-primas virgens. De acordo com o relatório deles de 2022, o setor de vidro para potes é potencialmente um exemplo perfeito da economia circular em ação.
Os benefícios da reciclagem
A fabricação de um novo produto requer um grande número de materiais e energia, desde a extração de matérias-primas até a fabricação do produto e seu transporte até o local de compra, conclui a EPA.
Na mesma linha, o artigo da NatGeo dos Estados Unidos enfatiza que a reciclagem é uma excelente alternativa: ela economiza energia (a energia economizada pela reciclagem de uma garrafa de vidro faz funcionar uma lâmpada de 100 watts por quatro horas), ajuda a reduzir o desperdício e gera novos empregos.
Além disso, os especialistas acreditam que reciclar é uma ferramenta valiosa na luta contra as mudanças climáticas, a poluição e outros problemas importantes que o nosso planeta enfrenta atualmente.
(Fonte: National Geographic)