Chegou Dezembro!
Estamos às “vésperas do Natal” e, assim chegamos ao fim de 2023. Nesse mês, temos as campanhas do Dezembro Vermelho, que ressalta a importância da prevenção contra a AIDS, e o Dezembro Laranja, que traz o debate para a conscientização do combate ao câncer de pele.
Ambas as cores representam ações com o objetivo de estimular a população na prevenção de diagnósticos para ter uma longevidade com uma melhor qualidade de vida. Aliás, isso é essencial!
O Dezembro Vermelho é dedicado à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. A lei foi sancionada em 2017 e a escolha do mês foi em função do dia 1 de dezembro, que celebra o Dia Mundial Contra a AIDS. Infelizmente, ainda é um tabu na sociedade, mas é preciso enfrentar sem medo ou preconceito. Fica o alerta para eventuais testes nas unidades de saúde, e o cuidado pessoal para evitar a doença que acomete 920 mil pessoas no Brasil.
Já, o Dezembro Laranja, foi criado em 2014, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para informar a população sobre os riscos com câncer de pele que corresponde a 30% de todos os tumores malignos no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registra cerca de 180 mil casos da doença por ano. Ele é mais comum em pessoas de pele clara e com mais de 40 anos. O câncer pode ser prevenido através de uma proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV e sombrinhas, e também é necessário o uso frequente de protetor solar e de preferência não se expor ao sol nos horários das 10h às 16h, pois nesse período do dia os raios ultravioletas são mais fortes.
Prevenir é sempre o melhor remédio. Proteja a sua saúde e cuide-se!