Conselheiras eleitas vão representar as mulheres de Diadema pelos próximos dois anos

891dcb55-5b21-487d-a976-5c3cf10f6fe0

Delegadas para a Conferência Estadual também receberam certificação

Na noite desta quarta-feira (6), o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) de Diadema ganhou novas vozes e novos rostos para a gestão 2025-2027. Foram empossadas 24 mulheres — representantes da sociedade civil e do poder público — que terão a missão de defender políticas públicas voltadas às diademenses. Também foram certificadas as delegadas que representarão a cidade na Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres.

A cerimônia, realizada no auditório da Secretaria de Educação, foi marcada por mensagens de união e compromisso. A Coordenadora Municipal de Mulheres abriu o encontro lembrando que o amor deve guiar a luta.

“Muitas pessoas pregam a paz e praticam o ódio. Mas nós precisamos abrir o coração umas para as outras, pois estamos nessa caminhada juntas. Rumo à completa abolição do machismo em Diadema.”

Ela reforçou a importância de fortalecer órgãos como a Patrulha Maria da Penha, a Casa Beth Lobo e a Delegacia da Mulher, com o objetivo de que nenhum feminicídio volte a acontecer na cidade.

A vice-prefeita também deixou sua mensagem de apoio:

“São mulheres batalhadoras que deixam suas casas por uma causa. Que, lá na frente, vocês olhem para o trabalho realizado e possam dizer: Aquilo ali, eu consegui. Eu lutei. Eu fiz parte daquele projeto.”

Estreia com propósito

Entre as novas conselheiras está Luciana Rodrigues de Araújo, 51 anos, moradora do Inamar. Pela primeira vez no CMDM, ela leva consigo uma bandeira importante: mais atenção para as mães solo e para as mães de crianças com deficiência.

“São mães que se dedicam 24 horas por dia aos filhos e têm dificuldade para conseguir emprego. O município precisa olhar para a gente com carinho, ampliar vagas em creches e habitação.”

E deixa um recado para outras mulheres que enfrentam dificuldades:

“Procurem a Coordenadoria da Mulher e o Conselho. Vamos lutar juntas.”

O papel do Conselho

O CMDM é um órgão permanente que atua deliberando, fiscalizando e acompanhando políticas públicas voltadas às mulheres. Entre suas pautas estão violência, mercado de trabalho, educação, cultura, segurança e saúde — sempre com o objetivo de garantir igualdade de direitos.

As conselheiras foram escolhidas durante a 11ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, realizada em 7 de julho. O grupo, formado por 46 membros (titulares e suplentes), se reúne mensalmente. Ainda em agosto, será definida a nova mesa diretora e o calendário anual de ações.

© 2023  Todos os direitos reservados. 

Criado por Extreme Comp