Durante o evento, colaboradores tiveram a oportunidade de confraternizar e se atualizar sobre as ações de cada serviço
Como forma de socializar e aperfeiçoar os servidores da saúde, o 1º Arraial do Cuidado de Santo André foi realizado, nesta sexta-feira (5), no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes. O evento reuniu gestores e colaboradores da rede de atenção primária, especializada, hospitalar (Hospital da Mulher e Centro Hospitalar Municipal), vigilância à saúde, assistência farmacêutica, saúde mental, urgência e emergência (UPAs e Samu).
“Ficamos extremamente empolgados com o sucesso desta iniciativa de envolvimento de toda a nossa rede. Além da socialização das equipes, o evento tem um caráter importante de difusão da educação em saúde, por meio das brincadeiras e desafios propostos, e todos se empenharam muito devido à premiação para o trabalho mais original. Esperamos que seja o primeiro de muitos”, comentou Acacio Miranda, secretário municipal de Saúde.
Uma ideia que surgiu em 2023, inicialmente reunindo setores dentro do Centro Hospitalar Municipal (CHM), foi aperfeiçoada e expandida para toda a rede de saúde neste ano. “A proposta foi justamente promover o encontro dos nossos profissionais, com jogos voltados à história e à rotina de cada serviço. As pessoas ficaram muito felizes com essa chance de difundir cuidado e cuidar de quem cuida”, definiu Maria Beatriz de Miranda Matias, coordenadora da Escola da Saúde, cuja equipe organizou a primeira edição do Arraial do Cuidado.
O evento reuniu ainda instituições de ensino com atuação na cidade e com campos de estágio em enfermagem, medicina e outras disciplinas ligadas à saúde nos equipamentos da rede andreense. Entre elas, Centro Universitário Anhanguera, faculdades Estácio e Cleber Leite, centros educacionais Salute e Etip, Proz Educação Profissional e Centro Universitário FMABC, além de Grau Técnico, Auge, Instituto Polígono e Uninove.
Ao final, pela criatividade e originalidade das barracas do beijo e do amor, do CER IV (Centro Especializado em Reabilitação) e do Centro Médico de Especialidades (CME) Referência em Infectologia, a atenção especializada recebeu como prêmio um notebook, ofertado por instituição de ensino e que será agregado aos serviços.
Texto: Gustavo Baena | Fotos: Alex Cavanha/PSA