Após reforma, a Casa do Artesão ganhou novo visual, espaço exclusivo para oficinas e detalhes que transformam cada visita em uma experiência acolhedora.
No sábado, 9 de agosto, das 11h às 13h, a Casa do Artesão de São Caetano do Sul vai oferecer uma oficina de pintura em MDF gratuita. Rosana Bertozzo, do Ateliê Casa Rosana e integrante da Casa do Artesão, vai ensinar técnicas de pintura, envelhecimento e pontilhismo para dar aquele toque pessoal e especial ao presente do Dia dos Pais. Os kits com os materiais para a oficina estarão à venda no local.
Não é preciso se inscrever para participar, basta comparecer à Casa do Artesão 15 minutos antes do horário de início da oficina: Rua Pará, 88, no Centro de São Caetano. As vagas são limitadas.
REVITALIZAÇÃO
Após permanecer fechada entre os dias 3 e 13 de julho para reformas e reorganização, a Casa do Artesão reabriu as portas com um visual renovado e um espaço interno completamente readequado. Agora, os produtos estão expostos de forma mais funcional e acolhedora, dispostos em armários de madeira, estantes e suportes que remetem aos ambientes de uma casa, facilitando a localização e inspirando o público a imaginar como cada peça ficaria em seu próprio lar.
Os cursos livres e oficinas também ganharam um ambiente exclusivo, separado do restante da loja por uma charmosa cortina de cordas de sisal. Neste espaço, máquinas de costura ficam à disposição de alunos e oficineiros, incentivando a prática e a criatividade. Do lado de fora, a arte no muro, assinada por Aleksandro Reis, foi cuidadosamente restaurada, preservando o charme e a identidade do local.
Segundo a coordenadora Ana Paula Rocha, o resultado vai além da estética: “A loja se tornou um espaço decorativo. Revitalizamos a área externa, os espaços comuns e a área das oficinas. Até as prateleiras foram transformadas em estantes, dando mais elegância e organização.”

Para a artesã Rosana Bertozzo, a reforma foi um marco: “Foi muito mais do que mudar o espaço, foi reencontrar o valor do nosso trabalho. O ambiente agora remete a uma casa, com móveis estilo retrô, disposição harmoniosa e detalhes que encantam, como a cortina de cordas separando as oficinas. Isso não só valoriza cada peça, mas também inspira novas criações.”
Com orgulho, Rosana resume o sentimento coletivo: “A Casa do Artesão é um espaço de decoração, moda e cuidado com o corpo e a alma. Um lugar bonito, feito com amor, onde cada produto conta uma história e cada detalhe convida a viver a arte.”
24 ANOS
Na próxima segunda-feira (11), a Casa do Artesão completa 24 anos de atividades. Instituída em 11 de agosto de 2001, com o objetivo de estimular a produção manual e de ser um mecanismo de desenvolvimento econômico e inclusão social, era administrada na época pelo Departamento de Educação e Cultura (Depec) da Prefeitura, em cooperação com a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades.
Atualmente, é exemplo no modelo de gestão compartilhada entre a sociedade civil e o Estado: administrada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), a Casa conta com o gerenciamento financeiro da Associação de Trabalhadores e Autônomos em Atividades Artesanais, Artes Manuais, Similares e Conexas de São Caetano do Sul, a Manuartes.
Na Casa do Artesão do início do século 21, estavam expostas cerca de 200 peças, de aproximadamente 100 profissionais da cidade. Hoje, conta com o trabalho de mais de 300 artesãos e artistas plásticos locais, e dispõe, em seus 143 metros quadrados, de aproximadamente 3 mil produtos à venda, em diversos materiais, como madeira, vidro, porcelana, decoupage, telas, malhas em tricô e crochê.
São carteiras e bolsas, sabonetes, velas, aromatizadores, terrários no vidro, quadros e caixas customizadas, porta-joias, tábuas e bandejas decoradas, artigos para cama, mesa e banho, objetos esotéricos e religiosos, peças feitas em mosaico e com materiais reciclados, entre muitas outras opções.
Cada membro arca com um custo mensal de 10 reais mais 12% sobre o valor das vendas, que é destinado às despesas para a manutenção do equipamento. Para participar, é preciso ser morador de São Caetano e levar o seu artesanato ao local para avaliação, além de apresentar a documentação requerida.
SERVIÇO
Casa do Artesão “Reinaldo Joaquim Gomes”
Rua Pará, 88, Centro, São Caetano do Sul-SP
Tel.: (11) 9.4870-6894
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h15 e, aos sábados, das 9h às 13h (dia 9 de agosto, excepcionalmente o expediente será das 10h às 15h)