A Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira (BIIN), localizada na Vila Nogueira, em Diadema, será homenageada com o Prêmio de Reconhecimento de Práticas Inclusivas, concedido pela Rede de Bibliotecas Inclusivas da FEBAB – Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. A cerimônia acontece no dia 20 de novembro, às 11h, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo.
A BIIN é um dos espaços culturais mais importantes da região quando o assunto é acessibilidade, cultura inclusiva e protagonismo de pessoas com deficiência. A iniciativa reconhecida pelo prêmio contempla o conjunto de práticas desenvolvidas pela biblioteca, com destaque para a Virada Inclusiva, realizada há dez anos e que promove a convivência entre pessoas com e sem deficiência por meio de uma programação cultural acolhedora.
Este ano, o evento terá como tema: “10 anos da LBI – Direito de ser, viver e protagonizar”, e ocorrerá de 1º a 6 de dezembro.

Tecnologia, acolhimento e experiência humana
Segundo a bibliotecária Angelina Moreira de Souza, o reconhecimento reflete o trabalho contínuo de inclusão realizado no espaço. A BIIN oferece tecnologias assistivas essenciais — como lupas, impressora e máquina de braille, regletes, jogos adaptados, computadores acessíveis e acervo em diversos formatos — garantindo autonomia a leitores com deficiência visual, baixa mobilidade, TEA, TDAH e deficiência intelectual.
Mas, para além dos equipamentos, Angelina destaca que o maior diferencial é a acessibilidade atitudinal:
“A equipe acolhe, orienta e adapta o que for necessário para que cada pessoa tenha uma boa experiência cultural — até acompanhamos os usuários ao ponto de ônibus quando preciso.”

Uma biblioteca viva
A BIIN atua no conceito de biblioteca viva, incentivando a convivência entre todas as faixas etárias e diferentes realidades. Suas oficinas e atividades artístico-culturais estimulam a aprendizagem, fortalecem vínculos e ampliam a participação de pessoas com deficiência na cultura — uma pauta essencial para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Com média de 700 a 800 frequentadores por mês, o espaço atende de crianças a idosos, sendo de 15 a 20 pessoas com deficiência, principalmente com deficiência visual e mobilidade reduzida.
A biblioteca possui um acervo com mais de 10 mil exemplares, dos quais cerca de mil são acessíveis (em áudio, braille, digital ou fonte ampliada), garantindo o direito à leitura para quem historicamente enfrenta barreiras.
Serviço
Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira – BIIN
Rua Bernardo Lobo, 263 – Vila Nogueira – Diadema
Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h
Telefone: (11) 4071-9684
Iniciativas como essa fortalecem o acesso à cultura, ampliam oportunidades e mostram a importância da inclusão — uma pauta que o Mulher em Questão acompanha de perto e seguirá amplificando.





