Canil da GCM de Diadema é reativado com foco em segurança, educação e empatia

eda6e8be-1c37-45fd-9999-fb02869352bb

Sete cães da raça Pastor Belga Malinois, doados ao município, vão atuar em patrulhamento, combate ao crime e ações educativas nas escolas

Depois de mais de uma década desativado, o Canil da Guarda Civil Municipal de Diadema foi oficialmente reativado nesta terça-feira (30), marcando uma nova fase na segurança pública da cidade — agora com um olhar mais humano e educativo. 

A iniciativa conta com sete filhotes da raça Pastor Belga Malinois, escolhidos por sua inteligência, agilidade e facilidade no adestramento. Seis dos cães já foram batizados com os nomes Luna, Kyra, Thor, Argus, Doruk e Zion. O sétimo filhote carrega um simbolismo especial: Yüki, que significa “coragem, força e gentileza” em japonês. A escolha foi feita pessoalmente pelo prefeito Taka Yamauchi e traduz o novo propósito do Canil: aliar proteção com empatia e cidadania.

Os cães estão sendo treinados com base em métodos de adestramento positivo, que respeitam o bem-estar animal e valorizam o vínculo afetivo com os condutores. Mais do que reforço nas ações de segurança — como patrulhamento e busca por entorpecentes — os cães também vão participar de ações educativas em escolas e eventos sociais, promovendo a aproximação entre a GCM e a comunidade.

Durante o evento de reabertura, alunas e alunos do 5º ano da EMEB Profº Francisco Daniel Trivinho acompanharam de perto a apresentação dos novos integrantes de quatro patas. A presença das crianças foi um lembrete de que a segurança também pode ser construída com afeto, exemplo e diálogo.

“Queremos que o Canil seja também uma ferramenta de cidadania. Os cães ajudam a transmitir valores importantes como empatia, respeito e responsabilidade desde cedo”, afirmou o prefeito.

A reativação do Canil se soma a outras medidas adotadas pela gestão municipal para fortalecer a segurança com inteligência e planejamento, como a criação do CISP (Centro Integrado de Segurança Pública), o reforço na Ronda Escolar e a retomada da ROMU.

“Além da criação do CISP – Centro Integrado de Segurança Pública, da IOPE – Inspetoria de Operações Especiais, a compra do drone, a retomada da ROMU e o reforço na Ronda Escolar, a reativação do Canil é mais um passo concreto para garantir mais segurança e bem-estar à população”,

Porque proteger a cidade também é educar — e ensinar a cuidar do outro, seja ele gente ou bicho.

© 2023  Todos os direitos reservados. 

Criado por Extreme Comp