Com o tema “Histórias e Canções”, o evento reunirá apresentações de escritores, músicos, estudantes das AELs, professores e muito mais.
O Theatro Municipal de São Paulo recebe na próxima quarta-feira (16/05), a partir das 13h, a abertura da 13ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, evento gratuito que faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo por meio da Lei 14.999/09 de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel. Nesta edição, a Semana de Leitura tem como tema central “Histórias e Canções” e as atividades, totalmente gratuitas, acontecem em formato on-line e presencial em diversos pontos da cidade, até 24 de maio.
São esperadas mais de 1200 pessoas na abertura, dentre elas alunos de escolas da rede pública municipal, professores e bibliotecários. Importante ressaltar que muitos deles nunca assistiram a uma peça de teatro ou mesmo têm acesso à lazer e cultura. Escritores conhecidos do grande público também são esperados como espectadores.
Na entrada do Municipal, o acolhimento aos presentes será feito por alunos das Salas de Leitura da Rede Municipal com a atração “Guarda-chuva de Poesia”.
Já no palco do Theatro Municipal, as emoções continuam com a apresentação do Coral Sabiá, formado por alunos Academia Estudantil de Letras (AEL) Vinicius de Moraes (EMEF Prof. Fernando de Azevedo – Vila Curuçá). “Um Canto para Cada Canto” é o tema da apresentação regada de músicas que dialogam com estudos literários.
Na sequência, estudantes da AEL Kiusam Oliveira (EMEF Arquiteto Vilanova Artigas – São Matheus) apresentam “Brincar de Ler”, esquetes afetivas que envolvem literatura e música.
E vai ter poesia, trava-línguas, trovas populares, parlendas e cantigas de roda. O escritor e cordelista Marco Haurélio, que tem mais de 50 títulos publicados, a maior parte dedicada à literatura de cordel, sobe ao palco do Municipal para apresentar o livro “Circo das Formas”. Sua apresentação, tão esperada, será acompanhada pelo grupo Balaio de Doi2, formado pelo autor Paulo Netho e pelo compositor Salatiel Silva. Eles prometem levantar o público durante essa contação musicada, e bem engraçada.
Na sequência, a professora Ana Gilda Leocadio, que faz parte da frente literária Literatura Negro-brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil (Linebeiju), se apresenta com “Solfejos de Fayola: uma história en”cantada”, contação repleta de rimas para entreter, conscientizar e emocionar.
O escritor Marcos Martinz sobe ao palco do Municipal acompanhado da noiva Rosinha, personagem de seu livro “Até que a Morte nos Ampare” para uma dinâmica incrível, mostrando a potência acolhedora dos livros.
Banda Pollo, sucesso com a música “Vagalumes” (novela Sangue Bom) encerra a tarde no Theatro Municipal. O grupo de rap/hip-hop e pop da zona oeste de São Paulo (Pirituba) é formado por Tomim, Adriel e DJ Kalfani.
“A ideia de criar a lei e fazer a Semana de Leitura acontecer é para que ela seja replicada cada vez mais. O maior mérito desse projeto é que ele é inclusivo e oferece à população oportunidades e experiências de estudo, de cultura e de leitura, muitas vezes subtraídos em razão das dificuldades econômicas e sociais”, afirma Eliseu Gabriel.
A Semana da Leitura é realizada pelo mandato do vereador Eliseu Gabriel, autor da lei que instituiu a Semana na Cidade de São Paulo, em parceria com as secretarias municipais de Educação (SME), de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED). Conta como apoio de importantes entidades: Serviço Social do Comércio (SESC), Câmara Brasileira do Livro (CBL), Estrela Cultural, Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo (Aprofem) e Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (Sinesp).
Serviço – Abertura da Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura de São Paulo
Quando: 16/05 (quarta-feira)
Horário: Das 13h às 17h – a partir das 11h30 chegam ônibus com as crianças.
Local: Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, S/N
CORAL SABIÁ
O Coral Sabiá começou em 2014, na EMEF Professor Fernando de Azevedo, na zona Leste. O grupo, ao longo do tempo, caracterizou-se por Coro Cênico. Atualmente, é formado por 42 estudantes, do 6ª ao 9ª anos, e também pelo ex-aluno Ryan Caio, percussionista do coral.
ESCRITOR E CORDELISTA MARCO HAURÉLIO
Escritor, professor e divulgador das tradições populares, tem mais de 50 títulos publicados, a maior parte dedicada à literatura de cordel, gênero que conheceu na infância, passada na Ponta da Serra, sertão baiano, onde nasceu. Dedica-se ainda à recolha, estudo e salvaguarda dos gêneros da tradição oral (contos, lendas, poesia), tendo publicados vários livros, como Contos folclóricos brasileiros, Vozes da tradição e Contos encantados do Brasil.
Vários de seus livros foram selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para o Catálogo da Feira do Livro Bolonha, Itália, e receberam distinções como os selos Seleção Cátedra-Unesco (PUC-Rio) e Altamente Recomendável (FNLIJ). Finalista do Prêmio Jabuti em 2017, em sua bibliografia destacam-se, ainda: Meus romances de cordel, O circo das formas, Tristão e Isolda em Cordel, A jornada heroica de Maria e Contos e fábulas do Brasil. Ministra cursos sobre cordel, cultura popular, mitologia e contos de fadas em espaços os mais diversos. Também é curador da mostra Encontro com o Cordel.
GRUPO BALAIO DE DOI2
Balaio de Doi2 é composto por Paulo Netho e Salatiel Silva. Os dois do Balaio já trabalham juntos desde 1997. Paulo Netho é autor de mais de 20 livros para a infância e o cantor e compositor Salatiel Silva também escreveu o livro Ciranda de Cantigas. No repertório do Balaio, muita música, poesia, trava-línguas, trovas populares, parlendas e cantigas de roda.
ANA GILDA LEOCÁDIO
Professora e escritora, professora Gilda atua seguindo os princípios do currículo Educação Antirracista e da frente literária Literatura Negro-brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil (Linebeiju), organizada pela renomada escritora Kiusam de Oliveira. Seus contos potencializam a identidade de crianças, principalmente as negras, uma vez que fala de sonhos e representatividade. Ana Gilda é professora na EMEF Prof. Nelson Pimentel Queiroz.
BANDA POLLO
Grupo de rap/hip-hop e pop, nasceu na zona Oeste de São Paulo (Pirituba), em 2011. É formado por Tomim, Adriel e DJ Kalfani. Tornou-se fenômeno com a música “Vagalumes”, sucesso da novela Sangue Bom, e PiritubaCity, que foi tema do programa Esquenta!, ambos na TV Globo.
A banda tem 40 videoclipes, dois discos lançados e um EP gravado, somando mais de um bilhão de streamings gerais de acessos e plays.